A importância da atmosfera de espetáculo para os esports

Transmissão, torcida e arena são essenciais para eventos grandiosos

A inegável ascensão dos esports pode ser mensurada de várias maneiras quantitativas, principalmente com os números gigantescos de crescimento mercadológico nos últimos anos. Entretanto, por trás disso existe uma preocupação enorme por parte de quem organiza cada torneio de grande porte. Com isso, todos os aspectos são primordiais para que participantes e espectadores sintam-se envolvidos com aquela competição, tanto em casa quanto in loco.

Créditos: Blast Pro Series


Infelizmente, ainda não é tão comum conseguir assistir a algum evento de grande porte in loco, principalmente no Brasil. Por causa disso, as transmissões tornam-se ainda mais importantes para as organizações conquistarem público de locais com dificuldade de acesso a tais eventos. Um dos exemplos mais recentes disso foi o Mythic Invitational de MTG Arena, que colocou o Magic the Gathering num patamar totalmente atípico para o card game.

Para quem está acostumado com a transmissão do jogo físico era extremamente palpável as mudanças positivas que foram feitas, algo que influenciou no alto número de telespectadores durante o campeonato. A Overwatch League é outro exemplo de como tornar a experiência de quem gosta daquele espetáculo competitivo algo tão prazeroso. Além do excelente trabalho de todos os profissionais narrando, comentando e entrevistando na arena dos jogos, as trocas de câmeras para o personagem que deve ser o enfoque funciona com maestria, algo que se torna ainda mais efetivo se a pessoa tiver o acesso especial de perspectiva pela Twitch.

O impacto da torcida é outro ponto que difere um campeonato comum de alguma modalidade de esport para um verdadeiro espetáculo. Se os narradores são o elemento básico de levar ou aumentar ainda mais a emoção presente em cada jogada daquela disputa, a torcida é o coração pulsante que grita os nomes dos atletas e veste a camisa com seus nomes. Sempre que existe esse elemento no local da disputa, tudo alcança outra dimensão por causa da relação humana positiva que é criada.

Não é por acaso que o Moment 37, quando Daigo Umehara acerta todos os parries do Ken contra a Chun-Li do Justin Wong e vira a partida de forma magistral, é tão icônico. Além de ser surreal o que é visto na tela pela qualidade absurda do que havia sido realizado, ainda há grandiosidade de como aquilo impacta aqueles que estão ao redor. A comoção é generalizada pelo significado que aquela virada representa, seja técnica ou emotivamente.

A relevância da torcida, onde estão os fãs mais fervorosos daqueles esports, é algo que as organizações de torneios já entendem como algo fundamental, ainda mais quando existe rivalidade. No último fim de semana, as partidas da Overwatch League foram em Dallas, quando os dois times locais (Outlaws e Fuel) se enfrentaram. As torcidas de ambas as equipes tomaram conta da Arena e incendiaram o clima para o confronto entre elas, assim elevando a empolgação de todos os envolvidos. Essa situação corrobora com as ambições da OWL em sediar jogos em todas as cidades que possuem time no torneio a partir das próximas temporadas.

Para que exista toda essa comodidade para organização e torcedores, locais com espaço confortável a todos eles torna-se ainda mais importante, o que tem gerado a criação de arenas exclusivas ao redor do mundo capazes de abrigar grandes confrontos dos esports, algo que ainda passa longe de ser uma realidade brasileira, assim tornando grandes estúdios e ginásios as opções mais coerentes ao público tupiniquim – como houve recentemente na Blast Pro Series: São Paulo.

Transmissão, torcida e ambiente são essenciais para fazer com que um evento seja eficiente para os fãs presentes e aqueles que estão assistindo a transmissão online, por isso as organizações precisam ser ainda mais compreensíveis com cada um desses fatores antes de criar algo que foge da compreensão delas, como houve com o fracasso da DreamHack Rio 2019.

Assim como esportes tradicionais, as modalidades dos esports possuem enorme potencial de espetáculo, sendo que os grandes responsáveis por isso são aqueles que investem em estrutura e profissionais da área. Se este processo é efetivo, o nome daquele torneio ou jogo cresce a ponto de garantir novos eventos pelo retorno financeiro conquistado, assim atraindo ainda mais público para competições futuras, digital ou fisicamente.

COMENTÁRIOS

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.