Apex Legends perde jogadores e telespectadores após o hype inicial

Jogo da Respawn não consegue se manter no topo

Apex Legends é um dos maiores sucessos da indústria dos jogos em 2019. O projeto da desenvolvedora Respawn publicado pela EA chegou ao mercado chamando a atenção de grande parcela de público e crítica, principalmente por incorporar tantas características de outros games em seu Battle Royale e ainda parecer mais propício de virar uma modalidade de sucesso dos esports. Entretanto, o sucesso gigantesco de seu início de vida faz com que a queda atual de telespectadores da Twitch assuste bastante os fãs, principalmente por poucas atualizações realmente efetivas.

Apesar da queda brusca de telespectadores do Apex Legends na Twitch ter alcançado cerca de 83%, 300 mil na primeira semana e 50 mil atualmente, era esperado que algo semelhante ocorresse a curto ou médio prazo. Um dos motivos para isso foi a estratégia de marketing agressivo que a EA criou para o jogo ao ter investido em tantos streamers grandes para a divulgação do Battle Royale da Respawn. Após o período de contrato, eles não se sentiram tentados a continuar no game, o que já diminui bruscamente a quantia de viewers. Ao mesmo tempo, criadores de conteúdo que aproveitaram o hype inicial do FPS também devem investir menos tempo com o shooter.

Crédito: Variety

O ápice precoce do Apex Legends não é apenas por causa do hype que foi criado pelos grandes streamers que foram pagos para transmitir partidas do Battle Royale, mas sim por vários pontos positivos que a Respawn inseriu num jogo dinâmico, divertido e com claro potencial de se tornar ainda melhor. O grande problema disso é que rapidamente ele ficou aquém, seja por ser muito menos carismático que Fortnite, seu principal concorrente, ou não ter entregue atualizações no nível esperado.

A Respawn deixou de manter o público notificado com quais melhorias os desenvolvedores estavam trabalhando desde 5 de Abril, algo que era feito anteriormente todos os dias. Ao mesmo tempo, o Battle Royale ganhou um passe de temporada como sua principal atualização, mas que não conseguiu ser tão atrativo quanto poderia mesmo ao ser lançado no mesmo tempo que o personagem Octane. Caso as próximas novidades não sejam realmente interessantes aos jogadores, a tendência é que a queda do FPS continue, ainda mais quando o Fortnite tem investido nos qualificatórios para a Copa do Mundo do game.

Crédito: StreamElements e Stream Hatchet

Apex Legends ainda é um dos maiores games da atualidade dentro do seu gênero e ainda tem muito potencial para melhorar nos próximos anos, mas a Respawn precisa entender quais mudanças urgentes deve fazer dentro do jogo o quanto antes para não perder ainda mais jogadores e telespectadores ainda em 2019, principalmente quando streamers grandes como Ninja e Shroud não têm mais tanta vontade de jogá-lo, o que acaba diminuindo o interesse do público consequentemente.

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Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.