Ashe é um retorno aos conceitos básicos do Overwatch

Bandoleira apresenta características agressivas de média distância

Overwatch apresentou aos fãs seu 29º herói durante a Blizzcon 2018: Ashe, ladra que comanda a Gangue Deadlock. A bandoleira adentrou ao crime por causa do seu passado com Jesse McCree, enxergando em si a vocação para isso quando não possuía objetivos de vida. Da mesma forma que seu antigo parceiro, a personagem usa uma arma de média distância que pode causar muito dano aos adversários, mas suas habilidades são mais versáteis do que as do caubói, principalmente pela presença de seu aliado ômnico B.O.B.

Ashe chega em um bom momento ao FPS da Blizzard devido às últimas adições de personagens tornarem o jogo muito mais combativo em curta distância, fazendo com que o termo “Stunwatch” ganhasse popularidade na comunidade, principalmente por causa da habilidade Shield Bash da Brigitte. Isso intensificou ainda mais com Wrecking Ball, já que o roedor abusa de habilidades corpo-a-corpo para adentrar sistemas defensivos ou girando intensivamente no objetivo.

Ao colocar a criminosa na lista de heróis especialistas em dano, a equipe de desenvolvimento minimiza um pouco desse problema do jogo e ainda retorna aos conceitos básicos para um FPS, mesmo que o Overwatch não se enquadre perfeitamente nesse gênero. Ashe ainda traz um repertório de habilidades que não a torna desinteressante, ainda mais que ela apresenta recursos efetivos de alcance aos pontos superiores do mapa, além de poder forçar brechas no sistema defensivo oponente.

Viper é sua arma primária, um rifle semi-automático com capacidade de tiros rápidos não tão danosos ou disparos mais violentos ao usar a mira mais precisa. A habilidade Coach Gun faz com que a bandoleira empurre inimigos e ela mesmo, dependendo de distância e local que o recurso foi efetuado. Se acertar um oponente que esteja no limite do mapa, pode jogá-lo para fora do ambiente, assim garantindo um abate facilmente. Entretanto, é mais esperado que tal técnica torne-se efetiva ao atirar no chão e fazer com que a personagem alcance alturas impossíveis com um simples pulo. Isso pode facilitar a mobilidade da Ashe, seja em busca de pontos estratégicos ou como rota de fuga, algo que jogadores de Junkrat estão acostumados a fazer com a mina explosiva.

Ashe ainda possui o recurso Dynamite, um explosivo que explode quando o páfio acaba ou ao receber um tiro da personagem. Este dispositivo permite que ela rompa algumas barreiras ao arremessar o artefato e acertá-lo no meio do time adversário. Além do dano causado pela explosão, o aparato ainda faz com que um dano de combustão permaneça em todos os atingidos. Entretanto, a própria criminosa pode ser acertada, então é necessário ter uma distância segura para não se sacrificar desnecessariamente

A habilidade suprema da líder da Gangue Deadlock não tem precedentes no Overwatch. Ela convoca seu aliado ômnico B.O.B. para fazer uma incursão contra a direção que ela está apontando, o que obriga o jogador tomar cuidado para não enviar o robô em direção de um abismo. O personagem entra causando dano em quem estiver pelo caminho e depois fica atirando contra os adversários. Colocá-lo em jogo pode ser importante para forçar o abate de um suporte inimigo com pouca vida ou até mesmo inserir alguém no objetivo e assim forçar uma ruptura na defesa adversária. Apesar disso, ele não é muito resistente e pode ser anulado por diversos heróis, ainda mais que que ele é controlado pela inteligência artificial.

Overwatch precisava de um novo herói que trouxesse habilidades novas e que retomasse características de FPS, mas que não afetasse drasticamente o metagame. Ashe parece se encaixar nesses requisitos, principalmente por não ser um aprimoramento óbvio em estratégias como Dive e Goats. Nas próximas semanas ela deve ser liberada, além do PTR, e os jogadores poderão testar a líder da Gangue Deadlock.

COMENTÁRIOS

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.