Existe limite para a criatividade da Epic Games?

Fortnite revoluciona com show virtual do DJ Marshmello

Fortnite se torna um fenômeno ainda maior na indústria dos games dia-a-dia, assim colocando a desenvolvedora Epic Games num patamar muito maior do que se esperava quando o game foi lançado em 2017. O Battle Royale domina a Twitch e se tornou um fenômeno da cultura pop, seja com referências nas comemorações de jogadores de futebol ou ganhando espaço em outras mídias. Agora, a empresa revolucionou o entretenimento ao transmitir o show virtual do DJ Marshmello dentro do próprio jogo.

O evento de Fortnite com o artista, no último sábado, permitiu que mais de 10 milhões de jogadores logados no game fossem capaz de assistir ao show do DJ Marshmello no Pleasant Park. Para isso, a desenvolvedora eliminou as armas do Battle Royale durante o período, assim ninguém tentaria atacar outro usuário naquele ambiente. A quantia de telespectadores torna-se ainda maior quando se contabiliza o número de pessoas que acompanharam o evento através transmissões da Twitch.

Além de ter feito um evento único para os seus jogadores, a Epic Games ainda criou algo totalmente inovador dentro da indústria dos games. A inserção de um show virtual gratuito aos fãs de Fortnite é sem precedentes e bastante criativo, já que obriga a desenvolvedora a trabalhar com um tipo diferente de conceito ao que o próprio jogo propõe. Além disso, a marca ainda consegue alcançar outro patamar de publicidade tanto pela ideia quanto pela base de fãs que o DJ possui. O vídeo que resume a participação musical de Marshmello no Battle Royale já ultrapassou a marca de 12 milhões de visualizações no YouTube em menos de 48 horas.

Esse evento é mais uma demonstração de como a Epic Games entende interesses da cultura pop e transforma em conteúdo exclusivo dentro do jogo. Anteriormente, Thanos foi parte essencial durante um período de tempo dentro do game que permitia aos jogadores pegarem a manopla do infinito e tornando-se o tiã louco, assim aproveitando o hype que existia em cima do filme Vingadores: Guerra Infinita. Dar ao seu consumidor algo que tem status da moda é algo que a desenvolvedora sabe aproveitar, principalmente com skins e emotes.

Ambos os eventos foram realizados sem cobrar nada ao jogador, uma prática que não desvirtua o conceito free-to-play que Fortnite sempre vendeu ao seu público. O modelo de negócio da desenvolvedora faz com que toda a indústria dos games sofra a consequência, já que o jogo é o mais popular da atualidade e deve ser tendência durante bastante tempo. Ao mesmo tempo que não cria práticas abusivas com os fãs, ela é questionada pelas dancinhas que teriam direitos autorais associados a terceiros que deveriam receber parcela da quantia financeira por aquela criação.

Fortnite transcendeu a indústria dos games e se tornou um fenômeno global por causa da genialidade criativa da Epic Games ao não se limitar ao básico enquanto se manteve como jogo gratuito, assim sendo de fácil acesso a todos e modificando a forma de experiência que o público se interessa pelo produto. Eventos, como o show do Marshmello, fogem da experiência básica que a desenvolvedora estabelece como o básico para a marca e força a concorrência trabalhar em alternativas criativas que fujam do trivial num mercado que tende a evoluir muito mais nos próximos anos.   

COMENTÁRIOS

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.