Mythic Invitational coloca MTG Arena num novo patamar

Torneio supera as expectativas para o card game da Wizards of the Coast

O Mythic Invitational conseguiu colocar o MTG Arena nos holofotes como nunca antes o Magic the Gathering havia conseguido. A organização do torneio de exibição da plataforma digital mais recente da Wizards of the Coast acertou nos aspectos técnicos de transmissão, apresentou um campeonato muito competitivo, atraiu público novo ao card game e ainda deu mais detalhes da coleção War of the Spark com o trailer mais bem feito pela empresa, com direito a revelação de cartas novas.

Com início na quinta-feira, foram quatro dias seguidos de Mythic Invitational com 64 jogadores em busca do prêmio máximo de 250 mil dólares. Profissionais de máximo escalão, convidados reconhecidos de várias comunidades de games diferentes e classificados através da temporada de fevereiro do MTG Arena mostraram alto nível de jogo, o que rendeu várias partidas emocionantes até o desfecho, com o italiano Andrea Mengucci tornando-se o grande campeão.

O Mythic Invitational deu visibilidade inesperada para o Magic the Gathering, seja físico ou digital, de uma forma que nenhum torneio grande havia conseguido. A transmissão alcançou cerca de 128 mil telespectadores ao mesmo tempo, uma quantia muito acima da média para o CCG. Esse enorme sucesso de público colocou o jogo como o terceiro mais visto da plataforma de streaming, perdendo apenas para League of Legends e Fortnite, algo difícil de imaginar para um card game que aposta tanto numa versão digital bastante nova, mesmo que ele seja o mais relevante do seu gênero.

Parte desse sucesso do Mythic Invitational é a forma como a própria Wizards of the Coast deu importância ao torneio. Ela entendeu quais jogadores deveriam participar dele para torná-lo atrativo a vários públicos diferentes, algo que também teve influência na escolha de quem precisaria participar da transmissão. Savjz, mais conhecido por streams de Hearthstone e Auto Chess, conseguiu a terceira colocação com sua excelente qualidade de jogo. Enquanto isso nomes populares com ligação ou não ao MTG, como Brian Kibler, Day9, Rebecca Scott, Paul Cheon, David Williams, Marshall Sutcliffe e AliasV narraram e comentaram cada partida de forma receptiva a novatos, mas também deram emoção nos momentos mais complexos dos jogos.

Esse sucesso da transmissão, mesmo com os ruídos sonoros do ambiente da Pax East e algumas falhas rápidas durante as partidas, também facilitou o medo que havia em relação ao formato do torneio. Duo Standard nunca havia sido usado e colocá-lo como vigente para o campeonato mais importante da história do MTG parecia uma opção controversa, principalmente por ter um leve elemento de aleatoriedade na escolha dos decks. Entretanto, ele mostrou-se interessante até mesmo com a predominância de Esper Control, White Weenie e Mono Red, ainda mais pela complexidade que os jogadores precisavam analisar antes de concluir quais deveriam ser as listas para a competição.

Além de tornar-se o terceiro jogo mais assistido na Twitch durante o período do Mythic Invitational, Magic the Gathering ainda conseguiu colocar o trailer de War of the Spark, próxima coleção do card game, na quinta posição dos vídeos em alta nos Estados Unidos. Essa marca torna-se ainda mais assustadora porque em menos de 24 horas ele já havia ultrapassado 5 milhões de visualizações no YouTube. Para efeito de comparação, o vídeo de divulgação de Ravnica Allegiance, última expansão lançada, tem pouco mais de 200 mil.

O trailer de War of the Spark é um dos mais enigmáticos já feitos para o MTG. Ele mostra todo o caos do ataque de Nicol Bolas contra Ravnica, mas não deixa claro vários aspectos da história. Apesar disso, aposta no drama pessoal de Liliana, uma planinauta muito adorada pelos fãs e que pode encarar seu trágico fim agora. A qualidade visual da animação é superior aos trabalhos anteriores e o uso de In The End, do Linkin Park, como trilha sonora casou perfeitamente com a narrativa da trama. Não pouparam recursos para transformar o vídeo em algo épico, até mesmo para quem não conhece o Multiverso do card game.

+ Veja: MTG Arena introduz cosméticos e modo de treinamento

Mythic Invitational conseguiu ser uma exibição praticamente perfeita para um card game clássico que se reinventa através de uma plataforma digital funcional, o que deve fazer com que o MTG Arena mantenha seu sucesso inicial por bastante tempo. A Wizards of the Coast celebrou seu card game com complexidade estratégica, boa transmissão e ótima premiação, colocando agora os eventos da empresa num patamar que precisa de esforço para ser mantido. Se ainda havia indagação de que o futuro do jogo poderia ser próspero, agora existe uma demonstração clara do que ele é capaz.

COMENTÁRIOS

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.