Atualizações rápidas são a principal novidade do Hearthstone

Nerfs e buffs são anunciados após Grandmasters surpreendem

Hearthstone sofreu por muitos anos com a demora da equipe de desenvolvimento em relação ao balanceamento do jogo, algo que tornava o metagame do card game bastante tedioso durante alguns meses do ano. Entretanto, todos os jogadores foram pegos de surpresa com as atualizações rápidas que o metagame recebeu após a primeira semana de Grandmasters, principalmente pelo anúncio de buffs, algo que não se via há muito tempo.

Com os nerfs inesperados chegando rapidamente ao jogo, já vigentes no Hearthstone, o card game ganha a sensação de agilidade da equipe para tentar contornar possíveis problemas e balancear o que eles desenvolveram, já que podem ter saído do controle por predominância no metagame ou problema de design. Saber que eles introduzem modificações com mais velocidade ao jogo também pode ser um motivo de alívio caso algo novo se torne problemático, como a nova lendária Sn1p-Sn4p dá indícios.

+ Veja: Entrevista – Nayara Sylvestre

Com essas atualizações rápidas, Ladino foi a classe mais modificada, principalmente pelos nerfs necessários para diminuir a eficiência do deck mais importante da classe no Standard. EVIL Miscreant é quem menos foi afetado, já que a mudança de apenas um ponto na resistência não é tão expressiva. Porém, Raiding Party deve se tornar menos efetiva com seu custo de mana aumentado e pela modificação em Preparation, carta que já era questionada por seu power level há muito tempo.

Além das cartas de Ladino, a Archivist Elysiana também foi nerfada para que sua efetividade nos jogos longos reduza. Como a lendária possuía sinergia com minions que geravam uma cópia dela ou a retornavam para a mão, baralhos de controle não entravam na fadiga com tanta facilidade, assim diminuindo uma fraqueza que deveria existir para o arquétipo.

Apesar dos nerfs serem uma surpresa grande nas atualizações dessa semana, buffs são tão inesperados quanto. Com data de chegada prevista apenas para a primeira semana de junho, as melhorias em duas cartas de cada classe pode modificar bastante a eficiência delas dentro do metagame. Além delas receberem melhorias em custo, habilidade ou poder e resistência, também poder criar buffs indiretos, como o Dr. Boom, Mad Genius, que agora tem dois mecanoides potencializados para encontrar em seu Hero Power. Exemplo que também é válido para a Omega Assembly.

Mesmo que nerfs possam pegar os jogadores de surpresa e assim minimizar ou acabar com o baralho que alguns tanto gostam de jogar, eles são necessários para o balanceamento do metagame. Quando a equipe de desenvolvimento entrega atualizações rapidamente, a sensação de que o jogo está sendo bem observado torna-se maior, seja com as aventuras novas para o público casual ou através de mudanças nas cartas para o competitivo. Essa sensação é bastante rara dentro do Hearthstone, mas é bastante bem-vinda para torná-lo o mais receptivo e dinâmico a todos.

COMENTÁRIOS

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.