De Mod do Dota 2 a novo modo de MOBAs populares mundialmente

Auto Chess nasceu como um mod criado pelo Drodo Studios dentro do Dota 2, mas ninguém esperava que este projeto se tornaria tão relevante a ponto de conquistar com facilidade público e chamar atenção das desenvolvedoras de MOBA. Agora, Dota Underlords e TeamFight Tactics, versão da Riot Games para o gênero, chegam para concorrer com o estúdio chinês e conquistar novos fãs – algo que tem sido bastante efetivo pelo grande número de views gerados na Twitch nos últimos dias.

As três versões possuem similaridades muito grandes em seu estilo de jogo. Oito jogadores jogam ao mesmo tempo num tabuleiro fazendo escolhas de quais campeões preferem utilizar e recursos devem comprar com o dinheiro, além de como preferem combinar seus itens em busca de melhorias. Para vencer, é necessário sobreviver até o final, assim obrigando que cada escolha feita seja importante para melhorar suas possibilidades de manter-se bem posicionado na partida ou minar as táticas adversárias.

O estilo do Auto Chess coloca os jogadores em constante pressão para entender o que seus oponentes estão preparando para os turnos seguintes e como melhor utilizar cada recurso que surge a sua disposição. Esta dinâmica pode tornar cada partida bastante única, mas, ao mesmo tempo, as repetições são vitais para que todos consigam assimilar como determinadas combinações de campeões e itens podem ser fundamentais para determinar o vencedor.

Drodo Studios possui o suporte de Imba TV e Long Mobile para realizar o primeiro grande torneio de Auto Chess em outubro, assim colocando a criação deles no holofote dos jogadores competitivos, principalmente pelo prêmio de 1 milhão de dólares aos melhores colocados. Os participantes serão pessoas famosas por criarem conteúdo sobre o game e alguns classificados através de torneios durante o mês de agosto. É importante para a desenvolvedora aproveitar que Dota Underlords e Teamfight Tactics ainda estão em seu início para se manter atrativo, principalmente que Valve e Riot devem investir bastante em seus jogos se eles continuarem mostrando o retorno positivo inicial.

Dota Underlords consegue ser uma aposta segura para os jogadores pelo apoio da Valve por trás do projeto, algo que sempre faz diferença, principalmente pela presença de tantos personagens que são conhecidos pelos fãs do MOBA. Outro alicerce que o game possui é a versão mobile, assim como o Auto Chess, algo que pode se tornar um diferencial gigantesco para adquirir jogadores que não costumam gastar horas na frente do PC.

TeamFight Tactics chegou com muito mais popularidade do que se esperava. A versão da Riot Games para o Auto Chess ganhou rapidamente espaço como um dos principais jogos assistidos na Twitch durante essa semana e já tem mostrado a força que possui para se tornar o principal jogo do gênero – reflexo de League of Legends ser tão conhecido e muita gente gostar dos personagens do MOBA. Apesar de ainda estar no servidor de testes, a data prevista para o lançamento oficial dele é 25 de junho, então em breve todos poderão jogá-lo. O streamer Disguised Toast chegou a marca de 1 milhão de telespectadores diferentes essa semana graças ao TFT, já que ele mesmo só acreditava que esse número seria possível no final do ano, segundo as contas que havia feito.

A Drodo Studios criou um novo tipo de game a partir de um mod e rapidamente um gênero ganhou vida. Agora, Auto Chess, Dota Underlords e TeamFight Tactics vão disputar atenção do mesmo público e tentar crescer com base nos seus pontos positivos. Dificilmente, todos vão continuar tão relevantes com o passar do tempo, por isso é importante que eles conquistem seus fiéis fãs o mais rápido possível. De qualquer forma, o que poderia parecer apenas uma moda que chamou atenção dos holofotes se tornou relevante para indústria, então é bom acompanhar de perto a evolução desses projetos.

COMENTÁRIOS

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.