Blizzard entra em polêmica por causa do mercado chinês

Empresa suspendeu profissional que falou sobre Hong Kong em transmissão

A Blizzard acabou de entrar em uma polêmica inesperada ao decidir suspender o profissional de Hearthstone Chung “Blitzchung” Ng Wai em um ano por ter falado em defesa da liberdade de Hong Kong durante uma transmissão da Grandmasters. Além dele, os dois casters participando da entrevista do atleta também foram desvinculados da empresa, assim mostrando um corte brusco da organização com quem participou desse ato, ativamente ou não, para manter seu mercado chinês intacto de sanções do governo do país.

A atitude de Blitzchung em falar sobre a liberdade de Hong Kong é mais um sintoma de reação ao que vem acontecendo nos últimos meses pela região por causa da luta dos cidadãos em busca de liberdade sobre os atos realizados pelo governo chinês. A situação torna-se ainda mais notória pelo nível de combate que acontece nas ruas envolvendo manifestantes e policiais. 

Apesar de existir uma regra que inibe os atletas profissionais de entrarem em discussões políticas durante as competições, a decisão da Blizzard de banir Blitzchung por um ano e ainda remover toda a premiação que ele receberia pela participação no torneio é exagerada, ainda mais que tais punições não devem trazer o atleta de volta ao jogo e ainda remove o recurso financeiro que ele já considerava como dele. 

Essa criação de carta do Hearthstone demonstra a revolta de alguns fãs com a Blizzard

A consequência da decisão feita pela Blizzard foi instantânea: profissionais da indústria dos games de diversas funções se posicionaram contra a medida, além de vários fãs das franquias da empresa que comentaram sobre boicote ou arrependimento grande por ter dado dinheiro para a companhia. Durante todo o dia esta foi uma das principais discussões do Twitter, mostrando como tal decisão gerou uma controvérsia tão negativa. 

Tudo indica que a decisão da Blizzard foi para não ter nenhum problema com o governo chinês e assim continuar com todos os seus jogos dentro do país em pleno funcionamento. Entretanto, isso pareceu hipócrita com os valores que a companhia diz defender, além de gerar um tom de censura. Vale ressaltar que a NBA passa por um caso semelhante, mostrando a preocupação notória do ocidente em não perder dinheiro daquela nação, independentemente do motivo. 

Chat da Twitch mostra a relação da comunidade com a decisão da Blizzard

Para os fãs mais antigos da Blizzard, tudo isso acontece por causa da grande influência que a Activision tem sobre a companhia, mas ainda não isenta a decisão tomada pela empresa em punir um atleta profissional tão rigorosamente. As ações mostraram uma queda considerável durante o dia, segundo o Investing, e esse caso deve criar problemas a longo prazo com comunidade e até mesmo na relação dos profissionais diretamente envolvidos com Hearthstone ou os demais produtos ligados à marca.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.