BlizzCon 2019: um evento de apreensão e grandes anúncios

Caso de Hong Kong e lançamentos chamam mais atenção da feira

A BlizzCon 2019 começa na próxima sexta-feira (1 de novembro) e já possui uma aura de apreensão e empolgação por parte de público e companhia. Se antes o evento era uma grande convenção que permitia aos fãs das franquias da empresa acompanharem torneios, anúncios e até mesmo shows grandiosos, dessa vez a situação é diferente. A Blizzard encontra-se num momento de tensão por causa do caso de Hong Kong e ainda precisa responder financeiramente com projetos que conquistem o público nos próximos meses.

A situação mais incomum possível para a Blizzard nesse momento é o problema político causado pelo banimento do jogador de Hearthstone Chung “Blitzchung” Ng Wai por ter declarado apoio à democracia de Hong Kong, algo que colocou a empresa num problema gigantesco que chamou atenção até mesmo dos senadores americanos. Espera-se que a BlizzCon 2019 seja palco de mais manifestações sobre a região asiática, principalmente quando o público tiver com espaço para levantar questões com os funcionários da companhia.

Tela vazada com novas habilidades da Tracer

Essa tensão política também pode ser um retrospecto de problemas internos que a empresa encontra atualmente. Hearthstone não tem a mesma parcela de jogadores de outrora; Overwatch é um grande sucesso competitivo em regiões específicas, mas falha com casual e países de terceiro mundo; Diablo foi questionado pelos fãs na última convenção, etc. A Blizzard precisa de uma resposta à altura para o cenário atual, principalmente quando o caso de Hong Kong ganhou o movimento favorável à boicote da empresa, algo que fez clientes perdessem interesse com alguns jogos.

Overwatch 2 e Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Overwatch acontece exatamente durante a BlizzCon 2019, mas já possui uma visão negativa da comunidade. A empresa não deu apoio financeiro para todas as seleções, algo que fez várias delas declararem que não poderão participar. O time brasileiro ainda não deu declaração oficial sobre a sua situação, mas é bastante improvável que eles estejam no evento. Em compensação, o time de Hong Kong conseguiu recurso para estar no torneio por crowdfunding, algo que deve ter sido impulsionado após a polêmica com o Blitzchung.

Imagem do Artbook de Diablo 4

Em compensação, os vazamentos do Rod Breslau sobre o Overwatch 2 chamam mais atenção do que a própria competição, principalmente pela forma que esse novo jogo vai chegar ao público. Ele será free-to-play? Enfoque PvP ou PvE? Quão impactante ele será para a versão atual do FPS? Seria apenas uma atualização enorme do produto atual ou totalmente novo? Tantas indagações chamam atenção dos fãs pelo lado esperançoso de ver o game saindo da estagnação e como esse projeto novo impacta na lore da franquia.

A força desses anúncio colocam até mesmo esses vazamentos em questionamento, principalmente pela qualidade visual que as imagens possuem. Diablo Immortal foi anunciado na convenção do ano passado, mas não agradou a comunidade por ter enfoque no mobile. Não é por acaso que imagens de artbook de Diablo 4 já deixam claro personagem conhecida do game. A própria Blizzard tira proveito do anúncio antecipado desses jogos antes mesmo da BlizzCon 2019, afinal, nunca a convenção se encontrou numa situação tão questionável, com isso é necessário criar um hype que outrora era comum. Um reflexo disso é um pequeno teaser de Hearthstone divulgado hoje e que deve se tornar a próxima expansão do card game.

A BlizzCon 2019 é ainda mais interessante hoje em dia por causa da situação atípica que se encontra a empresa, que provavelmente vai responder às possíveis manifestações políticas dentro do evento e até mesmo como o público vai reagir com os anúncios oficiais – ainda mais quando a Riot Games recentemente se colocou numa posição de chamariz semelhante ao que a Blizzard já foi no passado. Inevitavelmente, essa é a convenção mais importante da companhia, seja pelo gerenciamento de crise ou como criação de hype.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.