Duelo FIFA: quem ganha a batalha de gerações?

Tenho 36 anos de idade, recém completos. Meu primo – cuja identidade estará protegida nesta matéria – tem 12 anos. Ele é meu principal adversário no FIFA, o arquirrival, o pato, o jogador a ser batido. Mas quem será que ganharia esta batalha definitivamente?

Antes que alguém me acuse de falta de maturidade, eu mesmo me acusarei. Sim, eu gosto de videogames e mais ainda de jogos de futebol. É difícil encontrar os amigos que também gostam, é mais fácil encontrar familiares, então naturalmente esta rivalidade com diferença de quase 25 anos de idade surgiu.

Duelo de gerações

Ronaldo > Neymar

Os duelos são emocionantes e variam de vencedor.

E cada um têm seus pontos fortes e fracos, sempre explorados pelo adversário. O player de 36 anos – eu, no caso – tem menos reflexo, agilidade, consegue apertar menos botões e é mais conservador nas jogadas. Mas tem mais consciência tática, mais tranquilidade.

Todavia o pré-adolescente de 12 é afobado, desconcentra fácil, tem menos visão de jogo, depende mais de truques e macetes. Não tem a calma pra encontrar espaços. Mas é ousado.

Para definir quem seria o grande vencedor deste duelo, montei uma tabela com todos os atributos comparando as duas gerações de jogadores. Quem sai vencedor?

Comparando as gerações

Esta tabela têm os critérios necessários para a vitória no duelo de FIFA, com notas de 1 a 5 para um Player de 12 e outro de 36. Quem leva a melhor?

Temos um vencedor

Conclusão difícil de engolir

Sim meus caros, este duelo eu perdi. No PS4 é mais ou menos assim, vitórias apertadas para um dos lados.

Porém, há uma diferença crucial: com o tempo, meu primo tende a melhorar, enquanto eu só vou perder reflexos (há que discorde). Triste realidade de quem vai apanhar neste duelo por muitos anos.

Meu plano para diminuir as diferenças é treinar pra caramba, jogar on-line com viciados do mundo inteiro e me manter casca-grossa nessa batalha. Me manter concentrado.

Quando a gente joga com alguém com mais tempo livre, agilidade e ousadia a gente sempre começa perdendo. É assim na minha rivalidade com o o Player de 12 anos, fico chateado nas 3 primeiras partidas. Depois vai ficando equilibrado e vou ganhando confiança.

No fim do dia estou mais inteiro, batendo forte, de igual pra igual. Mas sempre com a dúvida: será que esse moleque está deixando eu ganhar?

E você? Quem é seu parça de batalhas no FIFA? Qual é o seu duelo mais pegado?

Publicitário, cientista do consumo e especialista do universo digital. É diretor geral e um dos idealizadores do Portal e-Arena, com muito orgulho.