A EVO 2019 do último fim de semana mostrou novamente como o cenário competitivo dos jogos de luta é um dos mais consolidados ao redor do mundo mesmo não tendo suporte financeiro como outros gêneros. O evento manteve seu alto nível competitivo, mas dessa vez chamou atenção pelas novas formas de afeto entre os competidores, sucesso de telespectadores na Twitch e a ascensão de campeões novatos e experientes.
O brasileiro DidimoKOF é o primeiro competidor do país a garantir medalha na EVO por ficar na sétima colocação de Samurai Shodown. Três nomes consagrados ficaram nas melhores posições do pódio – Justin Wong em terceiro, Kazunoko em segundo e Infiltration como campeão.
O Brasil recebe uma medalha no palco do #EVO2019 pela primeira vez na história do evento. @didimokof chega na maior festa para celebrar o top 8 de Samurai Shodown.
Confira a cobertura completa: https://t.co/l757PuDnQM pic.twitter.com/S4eBAzqahB
— Mais Esports (@maisesportsbr) August 4, 2019
A animação de DidimoKOF ao receber sua medalha na EVO é um dos grandes momentos do evento, mas nenhum deles consegue ser tão simbólico do que o confronto de SonicFox e GO1 na grande final de Dragon Ball FighterZ. Os dois haviam se enfrentado em 2018 pela mesma modalidade na disputa do título, mas o atleta da EchoFox tornou-se campeão. Dessa vez, o jogador japonês se mostrou superior e não conteve as lágrimas.
Rivalidade e respeito andam lado-a-lado dentro do cenário dos jogos de luta, principalmente entre os competidores de nível mais alto. A demonstração de afeto de GO1 e SonicFox é fantástica pela emoção do atleta japonês e pela forma carinhosa que o adversário lida com a própria derrota, assim entendo como o oponente se sente. Duas reações distintas e únicas para o ápice de emoção e concentração de ambos dentro do torneio.
Apesar da derrota em Dragon Ball FighterZ, SonicFox não saiu sem títulos na EVO 2019. O atleta conseguiu jogar no mesmo dia a final de Mortal Kombat 11 e derrotar Dragon. Entretanto, não foi apenas ele que mostrou a força dos jogadores experientes no evento. Bonchan venceu Big Bird na grande final de Street Fighter V, ambos patrocinados pela Red Bull, num confronto cheio de emoções e com execuções sensacionais de perfect por ambos os jogadores.
Street Fighter V não foi dessa vez a modalidade a encerrar a EVO, tendo Tekken 7 e Super Smash Bros Ultimate na sequência. O jogo da Bandai Namco teve Arslan Ash campeão com sua Kazumi liquidando os lutadores escolhidos por Knee. Apesar do confronto, o que mais chama atenção é a forma que o paquistanês conseguiu chegar até o topo do evento. Ele só pode participar por causa do programa de incentivo eFightPass, que facilita a aquisição do visto para competidores de locais com regiões rejeitadas por causa das leis dos Estados Unidos.
Arslan Ash from Pakistan, far from the Tekken, FGC, or esports powerhouse regions of Japan, Korea, EU, or the USA, is now the best Tekken player in the world — and he did it in style
Arslan Ash is an inspiration to gamers and aspriring esports pros everywhere. Incredible #EVO19 pic.twitter.com/WB2N8WEhE1
— Rod Breslau (@Slasher) August 5, 2019
Super Smash Bros Ultimate finalizou a EVO quebrando recorde de telespectadores assistindo ao evento, com cerca de 279 mil. Mesmo que a Nintendo não invista no cenário competitivo da modalidade, o jogo é adorado há muito tempo pelos fãs, o que fez o game ter vendido tanto ao redor do mundo. O mexicano MKLeo conseguiu fazer o seu Joker ser praticamente perfeito numa grande final bastante emocionante contra o Pokémon Trainer do Tweek, assim levando o título do torneio com mais participantes da história da EVO.
A EVO 2019 enaltece a comunidade de jogos de luta pela qualidade técnica demonstrada pelos competidores, ao revelar nomes para o mundo que não são tão conhecidos, contar histórias emocionantes durante confrontos competitivos e revelar as novidades dos games do gênero. O evento existe há muito tempo como um dos mais importantes nos e-sports, mas merece muito mais reconhecimento e investimento por tudo que ele representa ao redor do mundo como espetáculo e cultura.