Evento bate recorde de jogadores em Super Smash Bros Ultimate

Anualmente a EVO, maior evento de jogos de luta do mundo, reúne milhares de jogadores para competir em diversas modalidades diferentes do gênero. A EVO 2019 não foge desse aspecto, mas traz novidades que refletem precisamente a reação do cenário competitivo em questão ao que as desenvolvedoras fazem com os seus jogos ou a própria organização da competição. 

Super Smash Bros Ultimate bateu o recorde de jogo com o maior número de inscritos ao alcançar a marca de 3492 competidores. A quantia é bastante impressionante, mas tem motivos claros para isso. O primeiro deles é a retirada da versão Melee do game da Nintendo. Ela se manteve por muito tempo na EVO e agora está fora do evento, assim fazendo com que a comunidade do jogo colocasse sua atenção na modalidade mais próxima do que eles dominam. Outro ponto importante é o sucesso de SSBU. Segundo o Venture Beat, ele chegou a marca de 12 milhões de cópias vendidas, assim demonstrando o quão bem quisto ele é por jogadores casuais e profissionais.

Street Fighter V se mantém como o segundo colocado entre as modalidades com mais inscritos da EVO. Na era do SFIV, provavelmente o melhor game de luta da franquia, a primeira posição era comum, mas a Capcom não soube criar um jogo equilibrado para público casual e profissional no lançamento do V, em fevereiro de 2016. Com o passar do tempo, várias melhorias foram implementadas para aprimorar um produto que sempre pareceu incompleto, mas o dano na imagem da obra já havia sido criado. 

Tekken 7 não é uma surpresa por ter 1885 participantes inscritos, mas o sucesso do jogo com a comunidade é algo que tem se mantido bastante eficiente pelos esforços que a Bandai NAMCO tem para torná-lo competitivo através do seu circuito profissional. O game parecia caminhar para um caminho ruim ao inserir tantos personagens que fogem das características da franquia, como Akuma e Geese Howard, mas ele não se tornou odiado pelos fãs.

Mortal Kombat 11 parecia uma das modalidades que mais conseguiria inscritos para essa EVO 2019, principalmente pelo sucesso de vendas do jogo. Entretanto, ele possui problemas sérios de metagame que já o coloca numa situação de dificuldade para engajar os profissionais diariamente. Poucos personagens têm sido considerados realmente competitivos e isso acaba afetando bastante a imagem do balanceamento atual dele. Outro agravante para o game da NetherRealm Studios é a incapacidade de usar as customizações de movimentos conforme os jogadores desejariam, assim permitindo apenas variações pré-estabelecidas.

Samurai Shodown é a maior surpresa em número de inscritos para essa EVO 2019. Nunca um jogo da SNK teve um número tão grande de participantes no evento e ninguém imaginava que o game recém lançado seria tão bem recebido. O sucesso da desenvolvedora com o ressurgimento do confronto de espadachins pode ser o primeiro movimento para a SNK voltar a ter uma grande quantia de produções boas para o gênero, assim como o fim dos anos 90, época que a franquia The King of Fighters dominava os fliperamas.

DragonBall FighterZ fez enorme sucesso na EVO passada ao ser o jogo com o maior número de inscritos, mas a Toei criou barreiras para que ele continuasse crescendo, assim boicotando o próprio produto. Com isso, muitos jogadores competitivos não continuaram tão interessados no game. Outro agravante é a grande quantia de DLCs de personagens que parecem redundantes, mesmo que possuam habilidades diferentes. Esse é o momento dele voltar a ser relevante com novos DLCs interessantes ou entrar em queda livre pós-campeonato. 

EVO 2019 vai chamar toda a atenção dos fãs de jogos de luta de 2 a 4 de agosto com suas partidas acirradas de modalidades com popularidade em ascensão e algumas em queda brusca, assim se tornando um momento importante para as desenvolvedoras anunciarem novidades que deixem o público animado com o futuro dos jogos. Independentemente disso, o evento ainda é um dos melhores momentos do ano para ver os atletas mostrando o máximo de suas habilidades, seja com reviravoltas que deixam a plateia ensandecida ou com perfects constrangedores para o adversário.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.