Half-Life: Alyx pode ganhar versão para PC

Após 13 anos de muita especulação, uma das franquias mais aclamadas do mundo dos games retornou: Half-Life: Alyx é o novo jogo da Valve, que não produzia uma aventura ambientada na City 17 desde Half-Life 2: Episode Two, lançado em 2007.

Porém, para a decepção de muitos fãs, o jogo é exclusivo para VR (realidade virtual). Half-Life: Alyx é a grande aposta da empresa norte-americana dona da Steam após lançar o seu próprio óculos VR, o Valve Index.

Lançado em junho de 2019, o Index veio com a promessa de jogos AAA produzidos pela Valve. E não demorou muito. Em novembro do mesmo ano, o inesperado aconteceu: um novo jogo da aclamada franquia Half-Life foi anunciado.

Half-Life: Alyx pode ganhar versão para PC
Foto: Valve/Reprodução

Leia mais: Demo de Resident Evil 3 já está no ar

Mas ainda há esperança para os fãs que não tem acesso ao VR. De acordo com Robin Walker, game designer da Valve, não deve demorar muito para que os fãs de Half-Life façam uma versão do novo jogo para o PC.

Em entrevista ao Polygon, Walker afirmou que essa era uma possibilidade esperada pela equipe de produção do jogo, mas que pessoalmente não o preocupa. Para ele, o mais importante dessa questão é que as pessoas entendam o porquê a própria Valve não se propôs à produzir uma versão “padrão”.

Walker explica que “[o próprio jogo] demonstra claramente o motivo dele ser em VR”. Ou seja, para Walker o jogo funciona ao redor do VR, e não o contrário, e uma versão padrão não traria a mesma experiência a qual a Valve está propondo com Half-Life: Alyx.

Mas ainda assim, Walker acredita que é só uma questão de tempo para uma termos versão que possa ser jogada com mouse e teclado: “sim, vai acontecer. E eu estou bem com isso, mas por causa de outras pessoas da equipe, eu não quero encorajar ninguém a fazer. Mas vai acontecer”.

Vale ressaltar que, como a versão para PC de Half-Life: Alyx não é algo que a Valve confirmou oficialmente ou tem pretensão de produzir, encare esta notícia como rumor.

Half-Life: Alyx não é uma sequência direta de Episode Two. Os eventos do novo jogo acontecem entre o fim de Half-Life e cinco anos antes de Half-Life 2, servindo como uma ponte narrativa entre os dois jogos.

Não há uma confirmação da Valve de uma possível sequência de Half-Life 2: Episode Two até o momento.

Nas raras ocasiões em que não está no seu habitat natural jogando videogame, é encontrado discutindo sobre. Jornalista, caipira e nerd. Não necessariamente nessa ordem.