Mario Kart Tour surpreende pela qualidade técnica para mobile

Jogo da franquia simula todos os pontos positivos da franquia

Mario Kart Tour é o primeiro jogo mobile da franquia desenvolvido pela Nintendo e já chega aos smartphones como um grande acerto. A empresa conseguiu recriar com uma fidelidade impressionante as qualidades que existem no jogo de corrida da franquia, agora como portátil e gratuito, tornando um dos jogos mais divertidos do gênero de fácil acesso para o grande público – algo que já resultou em 20 milhões de downloads em apenas 24 horas. 

O mais surpreendente de Mario Kart Tour é a qualidade absurda entregue para mobile. Os smartphones não costumam ser tão potentes quanto consoles da atual geração, mas a versão portátil é praticamente irretocável. O game funciona com fluidez, não apresenta bugs que atrapalham a jogabilidade e nem trava durante as corridas, assim permitindo que o jogador consiga fazer o trajeto com perfeição. 

A maior diferença do Mario Kart Tour para os jogos anteriores da franquia é a jogabilidade, já que não é possível controlar o piloto pela pista com o touchscreen da mesma forma que um joystick é capaz. Isso faz com que o jogador tenha mais dificuldade para se adequar ao estilo de jogo necessário para conseguir boas performances, principalmente nas pistas mais exigentes. Entretanto, é possível melhorar e se adaptar aos controles conforme concorre em algumas partidas.

Apesar da jogabilidade ser muito diferente para a franquia, Mario Kart Tour é um primor em trilha sonora, gráficos e reprodução de pistas clássicas. Para quem é fã antigo do game clássico da Nintendo, a versão mobile consegue entregar uma experiência completa. Os agravantes ficam na falta de alguns pilotos clássicos, como o Luigi, então é de se imaginar que alguns personagens serão incluídos posteriormente. 

A economia do jogo depende do jogador realizar as missões e fazer uma boa performance em cada pista para conseguir mais moedas e rubis, mas também pode adquirir via microtransação – com preços caros. Também há copas contra outros jogadores para ver quem é o melhor da semana na soma das performances e assim adquirir recompensas especiais. O game possui um golden pass que dá mais karts, gliders e pilotos aos usuários, mas só deve valer a pena realmente para o público mais dedicado.

Mario Kart Tour é uma surpresa fantástica por chegar ao mobile tão fidedigno em qualidade técnica em comparação aos jogos anteriores da franquia para consoles. Pode ser difícil se adaptar à jogabilidade menos precisa que os smartphones possuem, o que deve tornar o game ainda mais agradável nos tablets, mas ainda é muito divertido correr por tantas pistas clássicas com a mesma sensação nostálgica de outrora. A Nintendo acerta novamente com a adaptação de um jogo importante para a empresa em um novo modelo de consumir games, já que ele pode ser consumido tanto pelo público hardcore quanto ao casual, o que deve gerar um número enorme de microtransações para a desenvolvedora.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.