Marvel Super War adapta os personagens dos gibis ao MOBA

Marvel Super War é o jogo mobile de MOBA desenvolvido pela chinesa NetEase Games. Nele, os heróis e vilões dos quadrinhos participam de três estilos de combate diferentes (Battle for Vibranium, Free for All e Match – que possui todas as características básicas de partidas do gênero). Para quem não é acostumado ao estilo, popularmente conhecido por League of Legends e Dota, os personagens da editora podem ser a porta de entrada.

O criador de conteúdo Patife tem investido tempo no Marvel Super War

A parceria da NetEase Games com a Marvel já existe desde 2017. Elas criaram em conjunto um gibi de super-heróis chineses, assim atingindo com mais eficiência o público da empresa. Em Marvel Super War, é a vez da desenvolvedora pegar o melhor dos personagens clássicos da editora e transformar num dos gêneros mais queridos pelo público asiático. 

O jogo basicamente possui todas as características básicas dos MOBAs. Equipe de cinco jogadores, torres pelas lanes, base que precisa ser derrubada para conquistar a vitória, equipamentos para melhorar o campeão, recurso financeiro e personagens repletos de características únicas. O grande diferencial de Marvel Super War reside na forma que o universo oriundo dos quadrinhos ganha forma dentro do jogo, seja com habilidades, skins ou cenário.

Prato cheio para o fã da Marvel

Se o maior diferencial de Marvel Super War é o rico universo que pode explorar, este elemento não pode ser falho e precisa se mostrar interessante em todos os aspectos. Como fã assíduo dos personagens da editora, eu me sinto bastante feliz com o que eles têm feito até o momento. As skins dos personagens são claras referências a momentos icônicos dos quadrinhos ou a versão popularizada pelos filmes mais recentes. As adaptações cinematográficas se mostram relevante até mesmo na seleção de campeões disponíveis. Por exemplo, os asseclas de Thanos, Fantasma e Homem-Formiga estão disponíveis, mas vários mutantes também tem espaço, como Magneto, Emma Frost, Homem de Gelo e até mesmo a Jubileu.

As classes dos personagens são bem alinhadas às características que possuem. Mantis é uma suporte que pode paralisar o adversário com o toque; Homem-Formiga muda de tamanho e chama suas formigas para ajudá-lo na luta; Homem-Aranha tem mobilidade invejável; Groot se transforma na sua forma diminuta ao ser nocauteado; Yondu ataca de longe com suas flechas; Loki se transforma, etc.

As skins em Marvel Super War também impressionam para quem é fã dos personagens. Magneto tem sua vestimenta branca de Powers of X, Starlord faz referência à saga Aniquilação, Feiticeira Escarlate assume o manto de Dinastia M, Tempestade lembra os anos 90, membros do Quarteto Fantástico usam o traje branco da Fundação Futuro e vários visuais que são oriundos do cinema, como o Capitão América de Soldado Invernal.

Pequenos problemas

Infelizmente, como grande parte dos games mobile, existe uma necessidade de inserir dinheiro para agilizar o progresso. Em Marvel Super War, isso pode ser importante para ter um leque de opções maior na escolha de personagens, afinal todos eles consomem muito das moedas internas do jogo e que demoram bastante para serem adquiridas, caso a pessoa deseje ter muitas possibilidades. Em compensação, existe uma rotação periódica de campeões que ficam disponíveis gratuitamente, assim é possível usá-los sem custos durante algum tempo. 

Além disso, para conseguir jogar numa qualidade visual alta é necessário que o seu smartphone seja acima do padrão intermediário. Caso contrário, é preferível que use gráficos de combate no menor nível, assim não terá lag nem superaquecimento do aparelho. Outro agravante é comunicação interna durante as partidas. Infelizmente, não tem uma opção primária para excluir o chat de mensagens antes do jogo, então é necessário fazer isso sempre para evitar a possível toxicidade.

Marvel Super War pode ser uma ótima porta de entrada aos MOBAs para os fãs da editora por conseguir representar bem este universo, ter a jogabilidade esperada para o gênero e ser feito para mobile. Ainda é necessário que melhorias sejam feitas em matchmaking, comunicação, preço de aquisição dos personagens e o lançamento oficial dele no Brasil, mas a NetEase Game tem mostrado um caminho bastante promissor para o estilo com atualizações periódicas e bom uso criativo das características que enriquecem o Universo Marvel, seja nas HQs ou no cinema.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.