Microsoft entrega conferência grandiosa na E3

Keanu Reeves, xCloud, Project Scarlet e Halo Infinite roubaram a cena

A Microsoft havia prometido que a sua conferência na E3 2019 seria uma das mais importantes para a empresa desde que ela começou a investir no evento. Para os fãs e quem acompanha a evolução da indústria, Phil Spencer subiu ao palco munido de conteúdos suficientes para cumprir a promessa, seja com a revelação de jogos inesperados, ao dar mais detalhes do futuro com xCloud e Project Scarlet, mas principalmente pela presença de Keanu Reeves in loco para divulgar a data de lançamento de Cyberpunk 2077.

Com a ausência da Sony e uma conferência fraquíssima da Nintendo em 2018, os holofotes procurariam naturalmente a Microsoft em 2019. A empresa trabalhou nos últimos anos para conseguir ser importante neste momento da indústria ao investir em novos estúdios ou no vanguardista Xbox Game Pass. Agora, ela tira os benefícios de conferências menos impactantes na própria E3, algo que já havia ocorrido ano passado e que ganha mais força este ano.

Com a aquisição de vários estúdios e o tão aguardado retorno de franquias icônicas do Xbox, a Microsoft apresentou jogos suficientes para vários gêneros diferentes. Começando com o mais novo projeto da Ninja Theory, Bleeding Edge, mostrou rapidamente que mistura conceitos de jogos de luta melee com disputas multiplayer. Para os caixistas saudosistas, Gears of War 5 era algo muito aguardado, mas não veio sozinho, já que Halo Infinite é o primeiro game confirmado para o Project Scarlet, o console da empresa para a próxima geração.

Entretanto, por mais importantes que Halo e Gears of War possam ser para os fãs da Microsoft, Cyberpunk 2077 é quem realmente roubou o show e tudo isso por causa de um homem: Keanu Reeves. O ator, que outrora foi muito popular por causa de Matrix e agora vive um momento maravilhoso na carreira devido ao seu trabalho como protagonista de John Wick, subiu ao palco, interagiu com o público e ainda faz parte do elenco do game da CD Projekt Red. Essa combinação de novidades envolvendo um dos jogos mais aguardados de 2020 fez desse momento o mais impactante da feira no primeiro dia.

Apesar da apresentação de 60 jogos, muito se esperava para os planos da Microsoft para o futuro da empresa, o que teve poucas informações efetivas, assim oscilando a efetividade da conferência. Project Scarlet, o novo console, não teve design revelado nem detalhes específicos detalhados, mas foi ressaltado que a ideia é eliminar o máximo possível de telas de carregamento, o que cumina com o uso de SSD, algo também já confirmado para o Playstation 5. Sobre o xCloud, a descrição dada a ele é como uma plataforma de streaming de games que permite os jogadores usarem seus jogos de Xbox e PC em smartphones, tablets e outros dispositivos – algo semelhante ao Google Stadia e outros produtos que devem ser revelados no mesmo padrão por outras companhias.

Confira abaixo as datas divulgadas para os jogos e projetos comentados no texto:

  • Bleeding Edge ganha seu primeiro Teste Alfa em 27 de Julho;
  • Gears of War 5 tem lançamento previsto para 10 de setembro de 2019 para Xbox e PC;
  • xCloud será lançado em outubro de 2019;
  • Cyberpunk 2077 tem data de lançamento previsto para 16 de abril de 2020;
  • Halo Infinite e Project Scarlet chegam juntos no fim de 2020.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.