Pesquisa detalha influência da Twitch para os eSports

Nielsen entrevistou mais de 2 mil americanos

A empresa de pesquisas Nielsen realizou um estudo sobre o comportamento dos telespectadores da Twitch para melhor compreender a influência da plataforma de streaming nos eSports. Os resultados foram baseados em dados de preferência e atitudes coletados através de 2 mil americanos fãs de esportes eletrônicos como Overwatch, League of Legends e Fortnite no último ano.

O resultado da pesquisa realizada pela Nielsen é fundamental para investidores, publicitários e organizações de eSports terem conhecimento vasto de como conquistar o público da Twitch. Estes dados devem impactar nos próximos patrocinadores que devem chegar à indústria dos esportes eletrônicos.

Os dados apontam que 60% dos consumidores da Twitch já acompanham eSports há cerca de 4 anos, assim mostrando como o público é fiel a estes torneios. O estudo também destaca a influência das outras mídias, já que 50% possuem assinatura de televisão a cabo, mas 40% não têm costume de assistir TV semanalmente.

Crédito: Nielsen

Além disso, o estudo ainda mostra a ascensão dos esportes eletrônicos versus os tradicionais, assim chegando a marca de 70% que prioriza os eSports do que os convencionais. As empresas que visam divulgar suas marcas nas competições de games podem enxergar um ótimo resultado nessa pesquisa porque 90% do público reconhece patrocinadores não-relacionadas com jogos nos campeonatos virtuais.

As personalidades dos games também são essenciais para o sucesso da Twitch, assim não tornando o sucesso da plataforma apenas para as grandes competições. Cerca de 60% dos consumidores da plataforma assistem diariamente os streamers e 1 em cada 3 gastaram cinco horas vendo Fortnite, game de enorme sucesso em relação ao número de telespectadores durante 2018.

A Nielsen coletou os dados através de uma pesquisa realizada com auxílio da Twitch Research Power Group. Membros desta organização que participavam do estudo estão na faixa etária dos 18 aos 40 anos. Os resultados são baseados em usuários que assistem as principais competições de eSports e 20 tipos diferentes de jogos.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.