Pokémon GO precisa repensar sistemas antigos do jogo

Moedas e ginásios não são tão eficientes

Pokémon GO tem recebido várias atualizações eficientes para melhorar a experiência de jogadores casuais e hardcore do game mobile. Entretanto, alguns conceitos antigos do jogo precisam ser repensados pela equipe de desenvolvedores, principalmente pela efetividade que possuem hoje em dia em comparação com o lançamento. Os problemas mais agravantes são os desinteressantes combates em ginásio e a aquisição de pokécoins.

Apesar de os ginásios já terem sido mais importantes para criar interação do público com formas simples de combate sem precisar de companheiros, ao contrário de reides que demandam uma grande quantia de treinadores, hoje o sistema não é tão atrativo quanto outrora, principalmente pela demora de combate para adquirir um objetivo que é tão fugaz.

Com os combates de reides e PvP, o confronto versus os ginásios tornou-se o mais demorado, desinteressante e pouco estratégico, mesmo que o treinador precise entender das fraquezas e resistências para derrotar com mais facilidade os pokémon defensores. Nem mesmo a importância de qual equipe domina o ginásio é um motivo maior para os usuários continuarem tão interessados neste recurso.

Um dos principais motivos para jogar combates de ginásio é a aquisição de pokécoins, a moeda interna do Pokémon GO. Entretanto, não há garantia de que o jogador conseguirá uma recompensa tão grande, já que ele pode ter seu monstrinho derrubado do local poucos minutos depois, assim tornando todo o esforço anterior frustrante. Para quem abusa do recurso ilegal de fake gps, esse sistema falho torna-se um motivo a mais para fraudar o sistema.

Fica ainda mais complexo esse problema porque as pokécoins só podem ser adquiridas através dessas batalhas em ginásios após o seu pokémon ser derrubado ao defender o local. Com isso, os treinadores acabam se esforçando mais em algo desinteressante apenas porque o recurso financeiro mais importante do jogo é obtido apenas dessa maneira, assim criando um incentivo para que os jogadores gastem ainda mais dinheiro com o game da Niantic. Este ponto torna-se ainda mais agravante com a inserção dos módulos glacial, musgoso e magnético, itens relevantes para conseguir evoluir alguns monstrinhos.

Os ginásios precisam trazer algum incentivo a longo prazo, como render bônus de recompensa conforme o tempo que o jogador teve pokémon defendendo aquele local, algo que criaria um incentivo importante para os treinadores se importarem com esse tipo de recurso. Enquanto isso, as moedas poderiam ser adquiridas em confrontos PvP em quantia limitada diariamente, assim gerando um incentivo grande ao modo de batalha mais recente do game.

A Niantic tem gerado mudanças positivas para o Pokémon GO e a maioria delas é bastante assertiva, mas pouco melhorou recursos antigos conforme as atualizações modificaram a estrutura básica que o jogador utiliza o game. Enquanto nada modifica esse cenário, resta torcer para que os desenvolvedores reanimem ou melhorem pontos tão relevantes para o contexto do jogo.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.