Pokémon Snap e Stadium deveriam ganhar novas versões

Jogos antigos da franquia são muito bem quistos pelos fãs

A Pokémon Company é a grande responsável pela franquia de monstros de bolso e já deu aval para vários estúdios desenvolverem games com o universo de Pikachu e companhia, seja nos consoles ou até mesmo para o mobile. Desde a série principal com lançamentos de geração para o Game Boy até o inovador Pokémon GO, vários jogos revolucionaram a indústria pela rica criação de universo, narrativa simples e evolutiva ou a interação social proposta. Apesar disso, dois projetos totalmente diferentes para o Nintendo 64 fizeram sucesso com os fãs da franquia e poderiam voltar com novas versões de jogos para públicos totalmente diferentes: Pokémon Snap e Stadium. Ambos possuem carinho do público por causa das suas propostas e de como eles foram importantes no passado, quando os monstros de bolso ainda estavam na primeira década de vida.

Cadê Pokémon Snap na era das fotos instantâneas?

Pokémon Snap (1999) é um dos games mais simples e divertidos da franquia por ter uma proposta bastante simples e incomum em comparação com a série principal de jogos. Pegar um trilho e tirar fotografias dos monstrinhos em habitat natural não era revolucionário para aquela geração nem tecnicamente perto da perfeição, mas abriu o leque de possibilidades para quem é fã, mas não tinha paciência para aspectos estratégicos.

O lançamento de uma nova versão de Pokémon Snap aos dias atuais aproveitaria benefícios que não existiam na década de 90. O primeiro deles é a Nintendo possuir um console tão interessante como portátil ou de mesa, assim criando um produto que possa funcionar de ambas as maneiras – caso não invista em algo mais próximo de realidade aumentada já vista pelo Pokémon GO, que já aproveita tal recurso para criar fotos que mesclam real e fantasioso. O segundo motivo é a atual cultura que tirar fotografias tornou-se cotidiano, assim podendo aproveitar um aspecto comum das ações humanas contemporâneas e transportar isso para o game.

Pokémon Snap está tão datado que o game é da época do filme fotográfico

Pokémon Stadium:  Combate sem apego narrativo

Também em 1999, Pokémon Stadium chegava às lojas. O game era uma versão mais focada no sistema de combate já conhecido dentro da série principal do Game Boy, mas com gráficos superiores e compartilhamento de dados através dos jogos portáteis da franquia para transferir monstrinhos ao console. Mesmo que sem nenhum aspecto narrativo, ele foi bastante importante e conquistou o público, mas não atingiu o mesmo sucesso nas versões das gerações seguintes – Pokémon Colosseum, Pokémon XD: Gale of Darkness e Pokémon Battle Revolution.

Trazer o Pokémon Stadium para os dias atuais permitiria um jogo mais estável em relação às atualizações que a empresa sempre inclui na franquia, ganharia público com os jogadores mais hardcore, se as batalhas apresentarem um sistema ranqueado eficiente, e aproveitaria os gráficos já presentes em Let’s GO como base artística. A própria aquisição de ataques, habilidades, itens e pokémon poderia ser gradual conforme missões são realizadas diariamente.

Pokémon Stadium 2 trazia a segunda geração da franquia

Pokémon Snap e Stadium fizeram sucesso no passado tanto com parte do público e crítica, o que coloca os dois projetos como ótimas opções para a empresa, caso exista algum estúdio disposto a revitalizar tais temáticas. Enquanto o primeiro tem um apelo muito maior para ser jogado com Switch ou mobile pela facilidade que tais plataformas geram na forma de criar as fotografias ao público casual, o segundo necessita de um trabalho mais árduo de atualizações para aprimorar combates e até mesmo forçar mudanças de metagame. Independentemente, os dois clássicos do Nintendo 64 merecem remake e dificilmente não se tornariam lucrativos pouco tempo depois do lançamento, basta a Pokémon Company presentear os fãs e encher o bolso com estas propostas.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.