Porque os feitiços de Clash Royale são tão eficientes

Cartas desse estilo são populares e efetivas em todas as arenas

Clash Royale possui um metagame assim como todo jogo competitivo onde as características estratégicas sejam diferentes e assim determinantes para o sucesso dos competidores. Entretanto, no game da Supercell existe um tipo de recurso que é indispensável em qualquer deck que deseje ter sucesso: Feitiços. Úteis de formas agressivas e defensivas, estas mágicas se destacam por características precisas para tornar táticas mais eficientes com jogadas rápidas, tirar o maior custo-benefício do elixir e eliminar alvos posicionados no campo adversário.

A predominância dos feitiços faz com que a presença deles nos decks varie entre uma a três cartas do estilo, assim dependendo da necessidade que tal estratégia necessita. Tentar jogar sem alguma destas cartas sempre colocará o jogador numa posição tática mais complexa de ser resolvida, ainda mais pela velocidade de resposta que estas mágicas possuem.

Três cartas mais usadas em todas as Arenas


Rápida efetividade: a chave do sucesso dos feitiços

Clash Royale possui uma estrutura baseada em jogadas de Tempo, termo utilizado para especificar estratégias ou games que os competidores tiram o máximo de vantagem dos seus recursos enquanto inutilizam os dos oponentes. A grande maioria dos feitiços do Clash Royale são capazes de abusar dessa vantagem de eliminar alvos adversários e assim fazer com que seu custo de elixir seja menor do que o usado pelo oponente.

A velocidade que eles trazem ao conceito de Tempo ganha ainda mais eficácia quando tornam jogadas mais efetivas, como Corredor sendo protegido por Zap ou um Relâmpago eliminando o Coletor de Elixir o quanto antes. Saber quando e como usar tal recurso faz com que estratégias simples sejam executadas com maestria.

Outro fator determinante para o sucesso dos feitiços é o alcance deles pelo mapa. Apenas uma tropa consegue ser colocada diretamente no campo adversário: Mineiro. Ele é extremamente efetivo porque é essencial para que estratégias de decks funcionem, afinal possui habilidade capaz de moldar a forma que o jogo é proposto. Algo semelhante ao que acontece com o Barril de Goblins, uma das ameaças mais consistentes do game da Supercell. As mágicas, em grande maioria, podem ter como alvo qualquer região do campo, assim lidando com ameaças distantes, algo que tropas não conseguiriam na mesma velocidade.

Três cartas mais usadas na Arena 12

Predominância em números

Feitiços não são apenas efetivos teoricamente, como explicado acima, mas de forma clara através dos números que representam a presença deles nos decks mais eficientes do metagame ou pela popularidade em todas as arenas do jogo. Segundo o Stats Royale, Zap é a carta mais utilizada nos últimos quatro dias cerca de 43,2% e chegando aos incríveis 55,3% de winrate, o que ressalta minha opinião de que não há nada melhor do que ela no Clash Royale. Mais quatro mágicas aparecem entre as dez mais usadas desse período: Bola de Fogo, Flechas e Tronco.

Quando levamos em conta apenas a Arena 12, onde todas as cartas do jogo já podem estar disponíveis aos jogadores, os feitiços mantém números grandiosos. Zap se mantém no topo com 49,9% de uso e 53,7% de winrate nos últimos quatro dias, sendo acompanhada de perto por Bola de Fogo e Tronco. Os três feitiços são presenças comuns nos 8 decks mais populares do período, sendo dispensados no Lavaloon, que opta por Flechas e Relâmpago.

Três decks mais populares têm feitiços como cartas vitais

A Supercell desenvolveu os feitiços com maestria para as funções que possuem, assim os tornando dominantes e necessários aos jogadores de Clash Royale, fazendo com que questionamentos se eles merecem possíveis nerfs ganhem espaço na comunidade. Enquanto isso, é bom ter em mente a excelência que eles apresentam e assim fazer o melhor uso deles, principalmente na Guerra dos Clãs, quando a montagem do seu deck vai depender da presença de cartas adquiridas na coleta realizada pelo grupo. Então, esteja atento para acertar a rolagem ideal do Tronco, mirar perfeitamente as hordas com Flechas e garantir a vitória com o Foguete na torre adversária.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.