Confira os principais eventos internacionais para nerds e gamers em 2019

Segundo semestre deve trazer novidades bombásticas para games e cinema

Enquanto o Brasil produz um grande número de convenções que chamam a atenção de gamers e nerds da América Latina como público-alvo, os eventos internacionais são o principal chamariz para a indústria dos jogos e da cultura pop. Algumas devem revelar as produções que mais recebem os holofotes neste e nos anos seguintes, enquanto outros vão premiar aqueles que alcançaram o primor técnico. Confira a nossa lista para não perdê-los.

E3

A E3, Electronics Entertainment Expo, é o principal evento para anúncios de games ao redor do mundo. A edição deste ano tem a ausência da Sony, o que pode significar uma quantia consideravelmente menor de anúncios à convenção e a sensação de esvaziamento de novidades para a feira, entretanto ela também deve entregar novidades muito grandes das outras gigantes dos games.

A Nintendo, mesmo realizando um Direct de Pokémon antes da E3, deve aprofundar seus principais jogos durante o evento e assim dar hype aos seus produtos, algo que ela falhou no ano passado ao detalhar os personagens de Super Smash Bros Ultimate – mesmo que ele tenha sido um sucesso de vendas. Enquanto isso, a Microsoft deve apostar em projetos antigos que a empresa tem trabalhado, como o streaming de jogos ou até mesmo anunciar o seu console da próxima geração. A Square Enix também deve mostrar com detalhes o jogo dos Vingadores que está em desenvolvimento há anos.

A E3 acontece de 9 a 13 de junho em Los Angeles.

CCXP Cologne

A CCXP alça voos pela primeira vez para fora do Brasil e leva para Colônia, na Alemanha, a principal feira de cultura pop tupiniquim. Os organizadores prometem recriar a experiência épica existente na convenção em terras paulistas. O lineup já possui nomes importantes da cultura pop, como os atores Nikolaj Coster-Waldau, Benedict Wong, Rebecca Mader e Zachary Levi; e o escritor de Clube da Luta Chuck Palahniuk. O Artist’s Alley, área dedicada para histórias em quadrinhos, deve ter a presença de artistas de vários continentes, como Ivan Reis, David Finch, David Lloyd e Miguel Fernandez Martinez.

A CCXP Cologne acontece de 27 a 30 de Junho.

San Diego Comic Con

A San Diego Comic Con ainda é uma das principais feiras para os grandes estúdios de Hollywood, mesmo que nos últimos anos as empresas tenham preferido seus eventos exclusivos para revelar novos projetos – o que rendeu a ausência da Disney no painel principal em 2018, algo que acontece esse ano com a Warner Bros.

Apesar dos estúdios terem diminuído a presença na principal Comic Con do mundo, o evento ainda é muito relevante para toda a cultura pop. Marvel e DC ainda usam a feira como principal local para revelação de novos arcos e revistas dos quadrinhos, além de filmes e séries sem orçamento gigantesco tentarem criar hype para as produções.

San Diego Comic Con acontece de 18 a 21 de Julho.


EVO Championship Series

A EVO é o principal evento de modalidades dos esports focado em jogos de luta, local que rendeu o Moment 37, vídeo icônico da virada de Daigo, com seus momentos precisos de Ken, versus a Chun Li de Justin Wong. A edição de 2018 chamou a atenção por ter Dragonball FighterZ com o maior número de participantes, algo fora do padrão pelo tradicional predomínio de Street Fighter.

Na edição deste ano, as modalidades são Street Fighter V, Mortal Kombat 11, Tekken 7, Dragonball FighterZ, Soulcalibur VI, Blazblue: Cross Tag Battle, Super Smash Bros Ultimate, Under Night In-Birth e Samurai Showdown. É esperado que Sonic Fox seja o atleta colocado mais tempo no holofote, afinal ele compete em vários torneios diferentes e foi o vencedor do Game Awards dedicado a profissionais dos esports em 2018.

EVO acontece de 2 a 4 de Agosto em Nevada.

Video Game Awards

O Video Game Awards é a principal celebração da indústria dos jogos para com os profissionais que fazem parte dela – o que rende a alcunha de “Oscar dos games”. Apesar de ainda não ter data de realização divulgada, é inevitável não ter curiosidade por quais produções serão as mais indicadas em 2019, quem se sairá como grande vencedora e o que os estúdios pretendem anunciar durante o evento. God of War foi o grande vencedor de 2018 e Mortal Kombat 11 o principal anúncio.

COMENTÁRIOS

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.