Você sabe quais são os principais festivais de cosplay do mundo?

Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa.

A ideia de ‘do it yourself’ (faça você mesmo) é muito presente, já que a maioria dos cosplayers produz sua própria fantasia e acessórios para o personagem escolhido.

O que é preciso para ser um gamer profissional? Conheça a história de Sven, o jogador cego que compete se guiando pelos sons

Se você está apenas começando ou é um profissional experiente, há muitos lugares para começar. Além dos concursos de fantasias, cada uma das convenções realiza discussões de especialistas sobre como criar o cosplay perfeito.

World Cosplay Summit (WCS)

Foto: Divulgação Facebook

A copa do mundo dos Cosplays começou em 2003 e com o sucesso, desde 2005 acontece o torneio mundial de cosplays. Classificados de diversos países vão ao Japão para disputar o título. A próxima edição começa no dia 28 de julho e termina no 5 de agosto.

Em 2006, logo em sua primeira participação, o Brasil, sagrou-se campeão, ao levar a dupla formada pelos irmãos Maurício e Mônica Somenzari. Nosso país vence também em 2008 e 2011.

SITE OFICIAL

Dragon Con 2018

Foto: Divulgação Facebook

O evento é um grande atrativo para fãs de ficção científica e filmes de fantasia. Os convidados do Dragon Con são frequentemente atores e grandes nomes como Adam West, Burt Ward os protagonistas de Batman nos anos 60 e Billie Piper de Doctor Who.

Lá é possível encontrar uma série de cosplay exclusivos, que não são oferecidos em qualquer evento, como um desfile, concurso de ficção científica entre outros. Neste ano o Dragon Con será de 30 de agosto até 3 de setembro, em Atlanta, nos Estados Unidos.

SITE OFICIAL

Anime Expo

Foto: Divulgação Facebook

Los Angeles recebe o maior evento do gênero na América do Norte nos dias 5 a 8 de julho. Já fazem 24 anos que visitantes do mundo inteiro prestigiam o evento. São shows, competições de cosplay, convidados da indústria dos animes japonesa e americana. O número de visitantes é de cerca 125 mil pessoas.

SITE OFICIAL 

Japan Expo

Foto: Divulgação Facebook

Apesar do nome, o evento já acontece há 16 anos em Paris. A cultura japonesa é forte e há concertos de rock estilo Visual-Kei. Atrações também não faltam: caligrafia, artes marciais, shogi, xadrez e origami. Cerca de 190.000 participaram do evento em 2011 e a edição deste ano acontece do dia 5 a 8 de julho.

SITE OFICIAL

Comic-Con International

Foto: Divulgação Facebook

San Diego recebe no próximo 19 a 22 de julho um dos eventos mais tradicionais do gênero, que teve início em 1970. Fãs de quadrinho, ficção científica e cinema se uniram para realizar que em sua primeira edição teve apenas um dia, com convidados ilustres como Forrest J Ackerman e Mike Royer.

O evento inclui uma enorme “Masquerade” ou pista para cosplay, onde os fãs são encorajados a se vestirem e interpretar cenas de suas propriedades fictícias favoritas.
Hoje o evento recebe cerca de 130 mil visitantes e tem um foco maior em quadrinhos, mas não faltam cosplays!

A principal atração para os fãs é o fato de que o evento normalmente lança trailers e clipes das propriedades mais badaladas do ano, incluindo Marvel, Disney e Universal, como a incrível espiada do ano passado da Infinity War do Avenger.

SITE OFICIAL

Wizard World Con 2018

Foto: Divulgação

Com turnê que engloba quase todas as grandes cidades dos Estados Unidos o Wizard World é um grupo de convenções. Cada um deles hospeda uma variedade de talentos de todas as áreas da indústria do entretenimento, acontecendo em diferentes cidades.

A contagem de participantes varia, mas são cerca de 750.000 participantes freqüentes, tornando os eventos um dos mais acessíveis da lista. A próxima edição ainda não tem data.

SITE OFICIAL

Anime Friends

Com data marcada para 6 a 9 de julho o evento tem atrações internacionais, dublagens, atividades, palestras, shows, youtubers, espaços temáticos e concursos como, por exemplo, o de cosplay. Existem várias categorias como Cos – Desfile, Play – Tradicional, Play – Livre, Cosplay – Livre e Cosplay – Tradicional. Tudo isso no Pavilhão Norte/Sul, o maior centro de exposições do Anhembi,  em São Paulo.

SITE OFICIAL

Oriunda dos esportes como corrida de rua, nossa editora agora vai em busca de novos caminhos nos E-Sports. Nos primórdios do jogo adorava assistir partidas de LOL e brincar um pouco também. Hoje passa a maioria do seu tempo livre descobrindo novos games e aprendendo mais deste universo gigantesco.