Simpsons ganha episódio focado em esports

Bart Simpson vira jogador de game inspirado em League of Legends

O clássico seriado Os Simpsons ganhou no último domingo um episódio focado no universo dos esports. Na trama, acompanhamos Bart mostrar seus talentos com um dos jogos eletrônicos e assim se tornar atleta profissional de Conflict of Enemies, MOBA fictício que é inspirado em League of Legends. Além do jovem garoto da família, Nelson e Martin, seus colegas de escola, também participam das competições.

O episódio também destaca a influência de Homer ao tentar ser o treinador do filho, entretanto a Lisa tenta trazê-lo à realidade da situação. Isso ocorre pelo pai da família ter nenhum domínio dos esportes eletrônicos. Ao mesmo tempo, o capítulo brinca ao comparar os esports com as competições esportivas tradicionais. Para quem entende das terminologias associadas aos games, as piadas tornam-se muito mais compreensíveis.

Um dos principais diálogos do episódio é entre Homer e Bart. Enquanto o pai não tem conhecimento algum sobre o assunto, o filho já tem participado de torneios e agora precisa explicar como funciona aquilo. Muita gente que consome esports ou participa de competições já teve que fazer explicações bastante didáticas sobre o tema para pessoas mais velhas.

As evidências de que o episódio teve inspiração em League of Legends tornam-se bastante claras conforme a tela dos jogadores aparecem. É possível ver a movimentação dos personagens pelo cenário e seus pontos de vida, todos estilizados para parecer o jogo da Riot Games – que prestou consultoria aos produtores dos Simpsons para deixar o capítulo mais parecido aos esports em questões do cotidiano e competitivas. Para os brasileiros, algo inusitado foi uma equipe do país apresentar como uma das finalistas do mundial de Conflict of Enemies. Até hoje, nenhum time tupiniquim conseguiu chegar a esse degrau no cenário competitivo do LoL.

Os Simpsons costumam ter vários episódios focados em vários aspectos da cultura pop, sendo eles focados em games, filmes ou artistas internacionais. Quando a família visita o Japão há uma clara referência ao episódio de Pokémon que causou convulsão em diversas crianças, assim fazendo jus ao humor ácido sempre presente na obra de Matt Groening.

 

 

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.