Entenda o sistema de amizades e trocas em Pokémon GO

Saiba como tirar proveito de mais essa novidade lançada para o game dos monstrinhos de bolso

Há algum tempo, havíamos mencionado aqui no e-Arena que uma adição muito bem-vinda para este ano em Pokémon GO seria a possibilidade de realizar trocas e interagir mais com outros jogadores. Para nossa sorte, essa novidade foi implementada ao longo do último final de semana, permitindo que várias pessoas a partir do nível 10 pudessem experimentar tal mecânica.

Porém, pode ser que alguns tenham dúvidas de como tudo isso funciona. Pensando nisso, preparemos essa matéria mostrando um pouco de todo esse processo para que você possa curtir ainda mais o game.

Quer ser meu amigo?

A primeira coisa que você deve fazer é iniciar uma amizade com a pessoa que deseja realizar as trocas. Dentro da sua janela de informações do personagem, clique em Amigos para verificar qual é o seu código (e compartilhar com outros jogadores). É nessa área que você pode adicionar outras pessoas, bastando apenas inserir o código do novo amigo e aguardar a confirmação da parte dele ou dela.

A próxima etapa é enviar pelo menos um presente para essa pessoa. Presentes são obtidos em PokéParadas, e você pode mandar um por dia para cada amigo (mas apenas cinco podem permanecer na sua mochila, então lembre-se de direcioná-los para o máximo possível de conhecidos o quanto antes). Além de receber itens variados (poções e pokébolas, por exemplo), isso também aumenta o seu nível de amizade com as pessoas, trazendo alguns bônus.

O primeiro deles é a troca. Para trocar um Pokémon normal (que não seja Shiny, Lendário e por aí vai) você e a outra pessoa precisam investir 100 Poeiras Estelares. As trocas devem acontecer a uma distância máxima de 100 metros, e no processo alguns atributos da criatura podem mudar (IV, CP e HP). Esses dados podem ser influenciados pelo nível de amizade, e nunca vão ultrapassar o nível do jogador menos experiente.

Também vale mencionar que o nível de Poeira Estelar, bem como os tipos de pokémons que podem ser trocados, variam de acordo com o grau de amizade (outra coisa: se ele não estiver na sua Pokédex, o valor de Poeira Estelar também altera para um número maior). Aliás, a amizade afeta as batalhas de Reide, já que lutar ao lado de amigos mais próximos (ou seja, níveis de amizade mais altos) aumenta o poder de ataque das suas criaturas e garante bolas extras na hora da captura.

Está esperando o quê para começar a se divertir em Pokémon GO de uma forma que aproxima um pouco mais os jogadores? Verifique se as suas conexões nas redes sociais, amigos e pessoas próximas ainda estão na ativa e aproveite mais essa novidade.

Jornalista com mais de 10 anos de experiência na indústria de jogos, com passagem por grandes portais como UOL Jogos e TecMundo Games. Gosta de acompanhar partidas de jogos online e se aventurar em games mobile, não necessariamente nessa mesma ordem.