SonicFox e Tokido: gênios dos jogos de luta em 2018

Ambos levaram o time Echo Fox ao topo do pódio

Tokido e SonicFox foram indicados ao The Game Awards na categoria de Melhor Competidor de eSports, assim representando a comunidade dos jogos de luta com duas personalidades que mostraram consistência técnica ao manter ótimos desempenhos nos campeonatos, habilidade em modalidades diferentes e se portarem com tamanha relevância ao cenário desse gênero de jogo. Entretanto, as façanhas de ambos parecem pequenas ao grande público, mesmo que tenham sido grandiosos em 2018, já que suas competições rendem menos telespectadores do que a dos seus concorrentes ao prêmio.

Hajime “Tokido” Taniguchi é considerado um dos maiores profissionais dos jogos de luta, assim fazendo parte do seleto grupo Five Gods, que tem a presença de Daigo Umehara, Naoto Sako, Tatsuya Haitani e Shinya Onuki, todos eles japoneses que dominam este estilo de competição. Apesar de 2018 não ser o ano em que Tokido se consagrou campeão de Street Fighter V na EVO, sendo derrotado pelo excepcional Bison do Problem X na final, sua consistência técnica com Akuma se manteve durante todo o ano, assim garantindo a presença dele em ótimas posições em diversas competições, gerando cerca de 218 mil dólares em premiação. Foram sete eventos em primeiro, cinco em segundo, um quarto lugar e algumas participações abaixo do esperado, como a eliminação precoce no SoCal Regionals.

Mesmo que tenha alcançado o ápice de seus qualidade técnica jogando Street Fighter V, Tokido já mostrou seu talento em outros jogos de luta a ponto de fazer Top 8 em vários deles na EVO. Ele já marcou presença entre os melhores das franquias Guilty Gear, Virtua Fighter, Capcom vs SNK, Tekken, BlazBlue e KOF. Entretanto, dificilmente algum período dele vai ser tão marcante quanto o atual com seus golpes precisos de Akuma. Nenhum outro competidor consegue demonstrar uma maestria tão perceptível com o personagem, algo que se deve aos treinos físicos e mentais do jogador.

Membro da Echo Fox, assim como Tokido, Dominique “SonicFox” McLean  é uma das personalidades mais conhecidas no cenário de games de luta, seja pelo seu talento evidente neste estilo de jogo ou pelo seu chapéu de raposa que sempre o acompanha nos confrontos. Ele chegou ao seu quarto título da EVO em 2018 ao ganhar a competição de Dragon Ball FighterZ, torneio com o maior número de participantes da edição deste ano. Suas conquistas anteriores foram em Injustice: God Among Us e Mortal Kombat X.

SonicFox fez cerca de 75 mil dólares em premiação durante o ano, alcançando o Top 8 em todas as competições grandes que participou. Entretanto, o que mais chama a atenção é ele ter conseguido tais colocações em 3 jogos diferentes: Dragon Ball FighterZ, Injustice 2 e Soul Calibur VI. Além disso, ele doou 10 mil dólares da premiação ao vice-campeão, Rewind, para que ele ajude o pai no combate ao câncer, mostrando outro motivo para ele ser tão querido pela comunidade.

Apesar do sucesso de ambos durante o ano, dificilmente eles tenham reais chances de ganhar o prêmio de Melhor Competidor de eSports no The Game Awards. Enquanto os dois são influentes no cenário dos jogos de luta, que é bastante tradicional e pequeno ao mesmo tempo, seus concorrentes são nomes importantes nas modalidades que participam – Jian “Uzi” Zihao do League of Legends, Sung-hyeon “Jjonak” Bang do Overwatch e Oleksander “s1mple” Kostyliev do Counter Strike. Dificilmente os profissionais da Echo Fox conquistam mais votos do público do que os outros nomes, assim fazendo com que a indicação seja o verdadeiro prêmio para eles.

Enquanto o evento não chega, Tokido deve manter sua consistência técnica com o Akuma para os próximos eventos de Street Fighter V, enquanto SonicFox deve se manter presente em várias competições diferentes, assim mantendo sua presença entre os oito melhores dos eventos de Soul Calibur VI, Dragon Ball FighterZ ou Injustice 2. Aos telespectadores dos games de luta, resta esperar a próxima transmissão com algum deles na câmera para tentar aprender um pouco do que eles fazem magistralmente.

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.