Não demorou muito para a Sony se pronunciar após rumores de que o PlayStation 5 poderia ser adiado devido ao surto do coronavírus. Em entrevista ao Bloomberg, uma representante da Sony afirmou que a pandemia não deverá adiar o lançamento do PS5, que deverá estar à venda no final do ano.
Recentemente, a empresa japonesa fez uma apresentação ao vivo onde revelou as especificações do seu novo console, mas não mostrou o console em si e nem mesmo o seu controle, o DualShock 5.

Por outro lado, a Microsoft, principal concorrente da Sony, já adiantou detalhes do seu console para a próxima geração, o Xbox Series X. A empresa norte-americana revelou o design do console na última edição do The Game Awards, em 2019.
O novo Xbox está previsto para ser lançado em meados do feriado do Dia de Ação de Graças, que é comemorado em novembro. Especula-se que o PS5 também deve ser oficialmente lançado nesse período.
Além disso, mais detalhes de ambos consoles podem vir no meio do ano, quando aconteceria a E3, que foi cancelada. A Microsoft afirmou que pretende realizar uma conferência digital devido ao cancelamento do evento.