Sword & Shield inovam mecânicas dos jogos de Pokémon

Max Raid Battles e Dynamax são os conceitos inovadores da oitava geração

A Pokémon Company revelou mais novidades de Sword & Shield em uma Direct sobre o novo game da franquia. As principais mecânicas apresentadas são o Dynamax, que torna os pokémon em versões gigantes e mais poderosas deles, e a Max Raid Battle, um modo cooperativo entre os jogadores para derrubar um pokémon enorme que esteja numa área especial da região de Galar. Além disso, os lendários de cada versão do game também foram revelados: Zacian e Zamazenta.

Pokémon Sword & Shield é o game que vai estabelecer a oitava geração dos monstrinhos, mas que não poderia ter apenas os pokémon como grandes novidades. Por isso, a Nintendo já começou a revelar mecânicas importantes que estarão presentes em ambas as versões dos jogos. O vídeo da Direct já detalhou parcialmente o funcionamento de cada uma delas, assim mostrando aos fãs os pontos positivos que os desenvolvedores pegaram de jogos já existentes da franquia, seja o mais recente Let’s Go ou até mesmo o game mobile feito pela Niantic.

Wild Area é um local na região de Galar que permite aos jogadores explorarem uma grande extensão de ambiente natural para encontrar vários tipos diferentes de pokémon. A principal diferença desse ponto para qualquer outro no mapa é que os monstrinhos aparecem pelo cenário, assim fazendo com que eles estejam visíveis o máximo possível, algo que foi fundamental para criar a atmosfera vívida no Let’s Go. Clima e características daquele tipo de terreno serão fundamentais para determinar quais pokémon podem aparecer. Será possível usar uma bicicleta aquática para explorar lagos.

A Wild Area amplia a forma de exploração do universo de pokémon para quem deseja uma experiência single player, enquanto as Raid Max Battles criam uma mecânica continua para àqueles que desejam participar de missões em equipe – como existe hoje em dia no Pokémon GO. Quatro treinadores poderão se juntar e ir ao mesmo local em que uma raid esteja definida, assim eles enfrentarão determinado monstrinho em uma versão enorme e mais poderosa por causa do Dynamax presente nele.

 

Dynamax é o que torna cada pokémon em uma versão muito maior e poderosa. Essa mecânica é essencial para criar o conceito das raids, mas também tem influência considerável em disputas competitivas. O recurso pode ser usado apenas uma vez por batalha naquele pokémon que tiver a habilidade disponível, mas dura apenas três turnos, o que limita o impacto que a amplificação nos status causa durante o confronto.

Quando o design dos pokémon surpreende os fãs

Com o passar do tempo, muitos fãs da franquia perderam interesse nos monstrinhos por causa do design inusitado que fugia do aspecto animal e ganhava muitas características de objeto. Em Sword & Shield, os desenvolvedores já tinham acertado com a criação dos iniciais da região de Galar. Grookey, Scorbunny e Sobble já haviam sido muito bem recebidos pelo público e isso se repete agora com a nova leva de monstrinhos revelados.

Wooloo é uma ovelhinha pacífica que gosta da estabilidade dada pelo seu treinador ou pastor; Gossifleur é uma florzinha que relembra o conceito do Hoppip, principalmente por causa da sua evolução para Eldegoss, cuja função é espalhar nutrientes pelo solo de Galar. Ele ainda possui um design que transforma sua parte amarela em algo semelhante a um lenço amarrado no pescoço – cujo o líder do ginásio do tipo planta tem em suas peças de vestimenta.

Corviknight é um corvo blindado com características de seriedade, sendo que seu olhar é o suficiente para afugentar os pokémon selvagens. Ele também é usado como táxi aéreo pela região de Galar. Dreadnaw é uma tartaruga do tipo água e pedra que dá muito trabalho para os treinadores por causa da sua ferocidade. Os dois lendários, Zacian e Zamazenta, são lobos com status opositores em relação à defesa e ataque, já que um deles usa sua espada para destruir qualquer tipo de superfície e o outro é capaz de refletir qualquer ação ofensiva do adversário.


Pokémon Sword & Shield ainda tem muito material para ser revelado até o seu lançamento em 15 de Novembro, principalmente se a Nintendo investir pesado no jogo dentro da E3 na próxima semana. Os desenvolvedores parecem ter olhado para toda a história da franquia ao renovar as mecânicas do jogo e na própria criação de ambientação e pokémon ao redor da região de Galar. Hype mais do que justificado aos fãs.

COMENTÁRIOS

Durante pesquisa e produção de textos, é encontrado com a alcunha de Lazyguga em partidas de Overwatch, Clash Royale e MTG Arena ou conquistando ginásios no Pokémon GO.